quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ser ou não ser...

Hiponcondríacos

No último mês que passou, dezembro de 2010, veio aqui na clínica que eu estagio um paciente meio "estranho".
Ele sentou na cadeira e pediu a dentista que o atendeu para olhar a boca dele porque ele tinha cárie, que talvez não estivesse escovando direito e etc.
Feito o exame clínico, observou-se que não havia nada anormal, estava tudo bem com a saúde bucal dele. Mas ele meio que ficou decepcionado e disse que tinha alguma coisa que precisava ser tratada.
Me ocorreu que esse homem poderia ter algum distúrbio, porque ele parecia ansioso e um pouco transtornado. A dentista, depois que ele saiu, me confidenciou que ele sempre vinha aqui pedindo tratamento, mesmo não tendo nada de errado com os dentes e adjacências. Era somente pra satisfazer uma vontade: de curar uma possível doença que não existia ou fazer algum procedimento não necessário ou pegar receita de algum medicamento... Sei lá!
Mas comentando com colegas, percebi que esse tipo de paciente é bem comum nas clínicas, com aquilo que podemos chamar de Hipocondria Odontológica. São pacientes que têm necessidade doentia de se medicar e ter diagnósticos de patologias que eles não têm.
É importante saber lidar com esse tipo de pesssoa, principalmente a gente, que é profissional da área da saúde e orientar que eles procurem uma ajuda especializada.

Estagiando e aprendendo!

Nenhum comentário: