quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Odontologia pra todos os cantos do Brasil

O Brasil é um país geograficamente imenso, isso é fato. As regiões brasileiras são diferentes entre si , isso fica claro em relação a deficiência na distribuição de renda, educação de baixo nível, estrutura social discrepante ao extremo, saúde desprezada e tantas outras patologias socias vergonhosas que a gente sempre sabe que existe e que afetam muito de cada parte desse país. E quando se trata de assistência em saúde bucal, as diferenças podem ser, igualmente e violentamente, muito grandes.
Parece que estamos tão longe uns do outros, porque mesmo sendo brasileiros, não nos conhecemos, não somos nada parecidos e vivemos, a cada região, seja o subúrbio, o sertão ou high-society, uma vida bem diferente dos nossos outros irmãos de pátria.
Segundo o último censo realizado aqui em nosso contrastante país, as regiões brasileiras norte e nordeste têm grande carência quando se trata de assistência e profissionais da odontologia e outras especialidades médicas também. Em alguns locais há saturação de consultórios e clínicas, enquanto em outros lugares há 1 único profissional para atender uma cidade inteira. Há poucos ali, enquanto está transbordando de dentistas. Por ser escassa a presença de tais especialidades de saúde, a remuneração oferecida para trabalhar nessas regiões também é diferente, o valor pago e o reconhecimento profissional é bem maior ($$$), assim como um certo sacrifício pessoal pra ficar longe de casa, da famílía, amigos e até mesmo o conforto, é diretamente proporcional.
*(na foto acima, Dra. Manuela orientando escovação)

Para obter números e o perfil atual e tendências do Cirurgião-dentista brasileiro, segue o link do site da ABO sobre o tema, abordado no Censo divulgado ano passado.

* (fotos acima à esq. e dir., Dra. Manuela em atendimento numa aldeia indígena)
E para ilustrar esse nosso papo, queria mostrar a "odisséia" de uma amiga, Dra. Manuela, recém-formada, que foi trabalhar e fazer uma especialização no norte do Brasil, no estado do Pará. Lá, ela atendeu índios da Funasa em condições precárias de saúde, principalmente saúde bucal. Conheci a Manu num curto estágio que fiz numa clínica odontológica popular, na periferia de São Paulo, no ano de 2009.

Segue aqui no post algumas fotos do trabalho dela, bem interessantes, sobre um pouquinho da rotina de assistência odontológica na distante região norte brasileira.
*

Parabéns, Manu. Tenho orgulho de ter conhecido você.
Boa sorte e muito sucesso!!


*(Mais em cima fazendo farra com os indiozinhos, logo abaixo perto de araras e ao lado a fila dos curumins para escovar os dentinhos =D)
  • Você pode ver as fotos em tamanho maior clicando sobre elas.


Nenhum comentário: