domingo, 30 de janeiro de 2011

Faces do dente

Domingão ocioso esse meu.
Cá estou again nesse pululante, porém variado blog, novamente em um papo odontológico descontraído.
Como falei outra vez, é muito importante uma boa escovação, principalmente em todas as faces do dente. E eu acredito de verdade, que a informação é uma grande amiga da educação. Sabendo a gente evita cair no erro. Educando seguiremos num caminho bem mais próspero. E pra mim, o papel do dentista é, grande parte, educar o paciente e lhe passar informações importantes.

Muita gente quando higieniza os dentes com a escova esquece de limpar inteiramente os dentes, porque talvez não conheçam o dente inteiro. E é imprescindível escová-lo complemente. Ou seja, escovar as 5 faces visíveis do dente. Segue então uma explicação amiúde e quase pediátrica sobre a superfície do nosso amiguinho.
São elas: a face oclusal (parte que mastiga), a face vestibular (da frente), face lingual ou palatina (que fica voltada pra língua) e as 2 faces proximais (são as faces que tocam o dente do lado). As três faces livres (vestibular, lingual e oclusal) são limpas com as escova, porém as faces proximais, só podem ser alcançadas com o fio dental.

Por isso, se você não usa o magrelinho acessório odontológico, começe a usar JÁ. Porque sem ele, você não está escovando o seu dente completamente.

E aí, já viu né... o bichinho da cárie se aproveita.

Nenhum comentário: