domingo, 12 de julho de 2009

Estação da Luz


Nesta tarde de sábado friozinho e chuvoso de São Paulo, pra onde ir ?

O Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz em São Paulo, é um dos lugares mais ricos que eu já visitei. Rico em conhecimento, em língua e história. Tem cronologia, vídeos, fotos e várias menções à nossa língua e suas influências.

Mas o mais legal que eu encontrei, estava no 3º piso.

Lá a gente assiste um filmiminho no cinema sobre o desenvolvimento da nossa língua e suas variações e no fim a tela gigante se retrái e nós entramos num salão que fica atrás dela, ouvindo ao fundo em alto volume: "penetra surdamente no reino das palavras... penetra surdamente no reino das palavras...".

No meio da escuridão sentamos nos cantos deste salão e no centro estão algumas citações, microtextos e poesias escritas num português iluminado em luz branca no meio chão escuro.

Aí começa um jogo de luzes pelas paredes e pelo teto, com imagens delicadas, ligadas de alguma forma ao que se vai narrando nas vozes de poetas, atores ou outros narradores da nossa amada língua portuguesa.

A gente é mergulhado em poesias, narrações de músicas, textos, uma série de demonstrações de como a língua portuguesa e a literatura são realmente brilhantes.

Saí de lá encantada e o meu sábado valeu a pena.



Nenhum comentário: